PARA ONDE VAI O ENSINO FUNDAMENTAL?
Cada vês mais estamos pressionados por novas teorias educacionais muitas delas elaboradas por sonhadores entre quatro paredes muitos deles nunca trabalharam em uma sala de aula de uma escola Pública onde as nossas crianças manifestam todos os problemas vivenciados em nossa sociedade tais como a falta de afeto provocada pela desintegração das famílias, a crise de valores, o mau exemplo de Estado encobrindo desvios e falcatruas.
Embarcar em um sonho tecnológico colocado em salas de aula sem o devido preparo dos professores está condenado ao fracasso.
Por outro lado devemos discutir que tipo de escola queremos, uma que se adapte aos novos modelos tecnológicos atendendo rapidamente as exigências do sistema neo-liberal baseado na qualidade total e aceitar plenamente a substituição do homem pela máquina , ou por outro lado levar o nosso aluno a pensar, a descobrir, novos modelos tecnológicos para que no futuro diminuímos a nossa dependência tecnológica.
Nem sempre a utilização de novas tecnologias ajuda o aluno a raciocinar um exemplo clássico é uso da calculadora na matemática acomodo de tal forma o aluno que por mais que uma operação seja simples ele usa a calculadora.
Nunca ouvi tanto falar em mudanças na educação como em nossos tempos e professores que segundo suas teorias tenham mudados , mas vejo que o aprendizado está cada vez pior. E por incrível que pareça os modelos mais tradicionais amplamente utilizadas nas escolas particular conseguem melhores resultados.
http://www.eca.usp.br/prof/moran/educacao.htm
Nenhum comentário:
Postar um comentário